Meio passeio, meio competição. Assim é o Enduro de Regularidade, um esporte fora-de-estrada que surgiu como uma forma de transformar os passeios em competição.

 

Estes passeios são chamados fazer trilhas e praticamente, desde que surgiu a bicicleta, os ciclistas sentiram que os passeios por trilhas cruzando, riachos, campos, morros, eram tão emocionantes (ou mais) que andar por estradas.

 

Assim foi criado o trail (Palavra inglesa com o significado de trilha), o passeio fora-de-estrada, e as primeiras competições na terra derivadas dele. Logo que começaram a sair das cidades e estradas, percebeu-se que uma das vantagens deste novo esporte era justamente a fuga do lugar comum.

Diferente de outras modalidades, no regularidade não é a velocidade que conta, mas sim um conjunto de qualidades que o piloto deve ter para ser bem sucedido. Vence o ENDURO de regularidade aquele que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida.

 

Não há circuito fechado, a prova é outdoor e inclui deslocamento por vias de trânsito público. Para definir o percurso a se seguir, o piloto recebe uma planilha com distâncias, velocidades e tempos a cumprir. Estas velocidades variam bastante durante a prova de acordo com o grau de dificuldade do terreno a se percorrer. Se você conseguir manter estas velocidades durante a prova, o tempo do seu cronômetro irá “bater” com o tempo indicado na planilha e você terá a regularidade necessária para vencer a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.

 

A princípio parece fácil, mas normalmente as médias impostas são bem justas e no enduro de regularidade você de defronta com os típicos obstáculos que você enfrenta em sua trilha de final de semana como erosões, pedras, atoleiros, subidas descidas e etc. No entanto, você terá uma condição muito mais extrema em relação às médias e praticamente sem paradas para descanso, neste caso, na maioria das vezes você estará atrasado e por isso que o atraso significa menos pontos perdidos do que o adiantado.

referêrencia: www.sajtrail.com