Planilha enduro

Para o Endurista poder se orientar, ele recebe uma planilha indicando o caminho a ser seguido.

Nesta planilha existem três colunas, com as seguintes informações:

  • Na coluna da esquerda estão assinaladas as distancias em Km em múltiplos de 10 metros.
  • Na coluna central, está o desenho (tulipa) da referência a ser seguida. A posição do Endurista é representada por uma bolinha e a direção a ser seguida é indicada por uma seta.
  • Na coluna da direita quando da mudança de trecho está a média horária para aquele trecho que se inicia. Nesta coluna pode existir a indicação de duas médias. Ainda nesta coluna poderá ter as letras “D” e “N”, D indica o tempo de deslocamento deste trecho e N indica que é um neutralizado (descanso)

A primeira coisa a fazer para roteirar é aferir o odômetro. Para isso, utilize o trecho indicado pela organização ou as primeiras referências logo no inicio da prova para saber quais as diferenças entre o seu odômetro e o odômetro utilizado no levantamento da prova. Outra observação importante “zerar” o odômetro nos locais exatos indicados na planilha.


De resto observar atentamente as indicações e compará-las com a situação real. Observar avisos de perigo que são representados por bolinhas pretas ou caveiras e avisos de atenção que são representados por triângulos.